Dados assinalam o aumento homólogo em 16.5% do volume de pescado descarregado nos Açores.
Segundo o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em novembro, nos Açores, foram descarregados em lota 370,71 toneladas de pescado, com um valor total de 2,3 milhões de euros.
Para José Manuel Bolieiro, os Açores estão “no caminho certo para atingir o contínuo objetivo de aumentar a sua produtividade, garantir a valorização do pescado e elevar os rendimentos dos pescadores, armadores e das suas famílias”.
“Isso satisfaz o Governo dos Açores, que tem vindo também trabalhar na estratégia para proteção dos ecossistemas, valorização e promoção dos nossos recursos marinhos”, prosseguiu.
Mais de metade das descargas foram efetuadas na ilha de São Miguel (54,1%), e 48,3% do valor total das vendas foi gerado nesta ilha.
A ilha das Flores apresentou o preço médio mais elevado (€19,20/kg), valor consideravelmente superior à média regional (€6,33/kg).
Em termos de variação, o volume de pescado descarregado em lota teve um aumento de 16,5% relativamente ao mesmo mês do ano passado e decresceu 1,6% em relação ao mês anterior.
Relativamente ao valor do pescado descarregado em lota, verificou-se uma variação homóloga mensal positiva de 21,6% e uma variação mensal igualmente positiva de 14,4%.