Skip to main content

“Novos Idosos” permite a idosos com 65 ou mais anos, continuar a viver em casa, com segurança e de forma independente, retardando ou até afastando uma institucionalização em ERPI.

Cada Novo Idoso é um ser humano único, com as suas particularidades e especificidades, as suas expetativas são auscultadas, sendo envolvido em todo o processo e tomada de decisões, promovendo a sua dignidade.

José Manuel Bolieiro

A credibilidade da avaliação multidimensional foi ancorada em instrumentos científicos, o que originou a construção de um Plano Individual de Cuidados.

O programa piloto teve início na Praia da Vitória e Ponta Delgada, os 2 concelhos com a menor taxa de cobertura de respostas no âmbito das estruturas residenciais para idosos;

Foi alargado aos Concelhos: Lagoa, Vila Franca e Horta;

São presentemente 198 idosos abrangidos, 185 Cuidadores Domiciliários integrados e 18 técnicos superiores especializados contratados, pelas IPSS e Misericórdias;

Desde o início do Programa, em junho de 2022, já foram investidos cerca de 1,3 milhões de euros.

Foi, entretanto, aprovada em Conselho Europeu, a atribuição de mais 175 vagas ao Programa Novos Idosos, reconhecendo a inovação, oportunidade, valor, qualidade e alcance da medida deste Governo que permitiria o seu alargamento a todos os concelhos da Região, já em 2024.