O Presidente José Manuel Bolieiro visitou hoje as valências da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, uma ocasião que serviu para testemunhar os “benefícios da ação” daquela instituição particular de solidariedade social para crianças, jovens e idosos não só do concelho da Ribeira Grande mas também de outros concelhos da ilha de São Miguel.
“Vale a pena olhar para este parceiro de desenvolvimento social e para a responsabilidade assumida por gente voluntária que precisa, e não pode dispensar, o apoio dos governos e das autarquias”, disse, para sublinhar a “satisfação dos utentes com o serviço prestado”.
José Manuel Bolieiro
Durante a visita, José Manuel Bolieiro passou pelo Centro de Desenvolvimento Infantil e pelo Centro Cívico, ambos na Vila de Rabo de Peixe; pelo Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão, Creche e Centro de Dia, na freguesia da Conceição.
A solidariedade e o investimento nas pessoas têm um valor intrínseco das políticas públicas regionais. Desde que o XIII Governo dos Açores iniciou funções, mais de 3.000 mil crianças beneficiam de creches gratuitas e o Complemento Regional de Pensão, mais conhecido pelo “cheque-pequenino” atingiu, no primeiro escalão, os 100 euros, abrangendo 32.600 pensionistas.
A dignificação do contributo das IPSS para uma sociedade mais solidária tem sido uma prioridade para a governação regional, razão pela qual tem sido feita uma adequação dos valores-padrão das respostas sociais às necessidades das instituições.