Hoje, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, apelei à aprovação das propostas de Orientações de Médio Prazo 2024-2028 e do Plano e Orçamento para 2024. Acredito que estes documentos permitirão iniciar uma nova etapa na governação dos Açores, marcada pela estabilidade política, social e laboral, essenciais para o progresso e desenvolvimento da nossa região.
“Uma governação que promove a qualificação dos cidadãos como elevador social, enquanto meio para a construção de uma sociedade onde prevaleça a igualdade de oportunidades. Uma governação que cria condições para o fortalecimento do tecido empresarial regional, enquanto gerador de riqueza, que é a via mais robusta para a criação de emprego e para a consolidação da estabilidade social”
José Manuel Bolieiro
Reiterei a nossa abertura ao diálogo construtivo com todas as forças políticas e o compromisso com uma governação centrada nas pessoas e nas famílias, promovendo a igualdade de oportunidades e o fortalecimento do tecido empresarial regional. Também destaquei a importância da preservação das tradições açorianas e o papel fundamental da juventude na modernização e sustentabilidade dos Açores.
Abordei a resposta ao recente incêndio no Hospital Divino Espírito Santo, salientando os investimentos em unidades de saúde locais e a urgente renovação do hospital. Informei que o Conselho de Ministros se comprometeu a comparticipar em 85% os custos da recuperação do HDES e aprovou medidas excecionais de contratação pública.
Defendi que é tempo de terminar com o regime duodecimal e iniciar uma fase financeira estável, adaptada às necessidades e ambições do nosso desenvolvimento coletivo. Concluí a minha intervenção sublinhando a necessidade de descontinuar a interrupção do progresso e avançar com confiança para o futuro.